Ararêtama na mídia

Reportagem: Florais no mundo corporativo

A Ararêtama foi destaque na revista Essência – healing, na reportagem sobre Florais no mundo corporativo.

 

Segurança, clareza e traquilidade
Sergio Waib, empresário e apresentador declarou: “Tenho um cotidiano repleto de exigênvias e prazos. Há dois anos, um amigo percebeu a minha ansiedade e iritação e me sugeriu conversar com a Sandra Epstein, criadora do sistema de essências florais Ararêtama, Com a indicação dela, comecei a tomar florais, tomo até hoje e não pretendo parar. Tudo mudou na minha vida, nos três cenários: emocional, mental e físico. Fazendo uma analogia, eu vivia em um labirinto, inseguro, ansioso, desconfortável. E os florais me fizeram enxergar tudo de cima. As coisas ficaram mais claras e fáceis, refletindo uma grande melhora na minha vida e na forma como eu convivo com as pessoas.”

 

Sergio Waib, empresário e apresentador dos programas Giro business da Band News, Além do mais da TV gazeta e Por um Brasil melhor da Rádio Alpha.

 

Pesquisa Científica em Terapia Floral na UNIFESP
 

A terapeuta floral, pedagoga e mestre em Educação Cássia Elisa Betetto Sciamana participou do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, no departamento de Neurologia e Neurocirurgia, na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo sob a orientação da produtora das essências florais do Sistema Ararêtama – Profª Sandra Epstein e da Profª Ms. Márcia Regina Donatoni Urbano.

 

Seu trabalho de conclusão de curso, apresentado em Novembro de 2014, foi uma pesquisa na área da Educação e da Terapia Floral.

 

Cássia Elisa concedeu uma entrevista à Cynthia Accioly Abu Asseff para o Boletim das Essências Florais, edição Primavera, de 2014. Veja abaixo:

 

Cynthia – Em linhas gerais em que consiste sua pesquisa “As Essências Florais a serviço de uma Educação Integrativa”?

 

Cassia – A escolha desse tema para o desenvolvimento da monografia de conclusão do Curso de Especialização em “Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos” se deu em razão da experiência vivenciada por mim com as essências florais e na utilização delas em minha prática pessoal e profissional enquanto terapeuta e educadora.

 

Apresentamos no trabalho os fundamentos da terapia floral a partir de Edward Bach, seu fundador, em conjunto com os fundamentos do Sistema Ararêtama – Essências Vibracionais da Mata Atlântica cuja produtora é a educadora, arte terapeuta, fotógrafa e terapeuta floral Sandra Epstein que têm como sugestão o desenvolvimento de um trabalho cujo pressuposto teórico está baseado no cuidado de si, do outro e da comunidade a partir de uma plataforma educacional que visa à cooperação entre os grupos.
Realizamos uma pesquisa que rememora a história das essências florais ao longo dos tempos e, fizemos nesse contexto referência aos grandes produtores das essências florais do mundo atual, pois toda história é uma metáfora que carrega uma memória pessoal e ao mesmo tempo coletiva.


O objetivo desse trabalho foi o de apresentarmos sugestões metodológicas complementares a fim de abrirmos “brechas” nas instituições escolares formais e não formais para criarmos espaços onde os indivíduos sintam-se cuidados e possam cuidar, e ao mesmo tempo, conscientizarem-se que as suas ações cotidianas se reverberam por todo o Planeta.


Pretenderemos a partir disso, iniciar uma reflexão sobre a prática desenvolvida pelos educadores junto aos seus alunos que muitas vezes desconsidera a dimensão sócio-política-cultural-emocional-espiritual desses indivíduos o que acaba por acarretar inúmeros problemas na sala de aula e fora dela.
Para isso, escolhemos o trabalho com as essências florais como uma das possibilidades de abrirmos essas brechas nas instituições e possibilitar aos indivíduos que atuam no espaço escolar instrumentos para darem início ao processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.


Acreditamos que através da Educação o ser humano pode refinar-se cotidianamente. Baseado nessa premissa, somos capazes de construir relações saudáveis com a gente mesmo e com todos os que estão ao nosso redor a partir de nossa visão de mundo e da nossa motivação diante da vida. Portanto, torna-se necessário refletirmos sobre a seguinte questão:

 

Continue lendo: http://www.essenciasflorais.com.br/terapia-floral/

 

 

Se desejar ser um representante Ararêtama, obter mais informações sobre workshops, cursos intensivos ou extensivos de formação, vivência na Mata Atlântica em Ubatuba e Cunha ou para conhecer mais sobre a Ararêtama, entre em contato: araretama@gmail.com

Este site foi desenvolvido por Prático Digital 2020 :.: praticodigital@gmail.com