Sandra Epstein - Educadora

Educadora em Essência e Ação

 

Desde cedo na vida fiquei interessado na educação além formas convencionais: Eu sempre fui apaixonado por aprender e estudar, e eu pude ver que os indivíduos estavam sendo ensinados de maneiras que eram desprovidas de vivacidade, trazida por perspectivas criativas e sistêmicas.

 

Formação universitária em Educação Artística

Quando entrei Universidade para obter meu diploma em Artes, escolhi me especializar em Educação Artística, e meu foco era explorar o processo criativo, tornando-o a fonte a partir da qual um indivíduo saudável pode sentir-se nutrido na vida. Em minha opinião, deve-se ter a oportunidade de explorar diferentes expressões, praticando diferentes linguagens da percepção humana, como por exemplo: atuar, produzir de filmes, escultura, pintura e fotografia, como interfaces para uma percepção multi-facetada de vida.

 

A minha intenção: contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável

Realmente não queria me tornar uma artista, o que eu queria era procurar dentro desse universo rico de formas, através das quais eu poderia contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável, aquela em que a escolaridade pode ensinar as pessoas a viver em comunidade, proporcionando-lhes o apoio para interagir e viver bem com os outros, de forma que se propague, para o mundo em geral.

 

Estudos adicionais em Antroposofia, Cura Vibracional e Física Quântica / Biologia

Eu procurei para complementar a minha formação com a Antroposofia e florais vibracionais, estudos de terapia da essência, aprendendo com diversos professores e pesquisadores internacionais. Este estudo me levou à criação do meu próprio sistema de Mata Atlântica de essências, e promoveu minha investigação para o reino da física quântica e da biologia. De modo especial, a pesquisa e pensamento de Rupert Sheldrake, Antonio Damasio e Fritjop Capra, bem como encontros realizada pelo Dalai Lama com neurocientistas e monges, teve um impacto importante na minha abordagem e pensamento.

 

Juntando tudo: a criação da empresa e Sistema Ararêtama

Foi em meio a este caminho de pesquisa, segurando o paradoxo entre a minha paixão pela educação e minha insatisfação com os métodos educacionais atuais que, no início dos anos 90, eu comecei a minha empresa Rainforest Essências - agora chamado Ararêtama essências naturais.


Através do meu trabalho de 21 anos, fui capaz de reunir meus principais interesses no que compreende o Sistema Ararêtama:

 

  1. Contactando a inteligência biológica da floresta, fui capaz de produzir essências que ajudam a melhorar os seres humanos

  2. Desenvolvi uma linha de cosméticos, usando essências vibracionais, cor e óleos essenciais, que integra a inteligência do corpo físico com a inteligência mental e emocional.

  3. Criei um método terapêutico de auto-desenvolvimento - O Programa de Fitness Emocional e Ararêtama Mandala - sempre voltado para uma reflexão ativa em três planos: o autodesenvolvimento, melhoria nos relacionamentos, e contribuição para uma sociedade mais saudável.

  4. Desenvolvi uma série de cursos divididos em três categorias:

 

  • Aprendendo com as plantas da Mata Atlântica pesquisadas ​​e suas qualidades terapêuticas

  • Compreensão do comportamento fisiologia e como pode ser transformada

  • Rever temas antropológicos e perspectiva ancestral e integrá-las em nosso mundo contemporâneo


O Programa de aptidão emocional Ararêtama e Ararêtama Mandala oferece uma série estruturada de práticas educacionais para indivíduos dispostos a desenvolver a sua dimensão emocional, seguindo programas de aptidão emocional. A abordagem da Mandala Ararêtama reúne a herança dramatúrgica de xamanismo ancestral, psycosynthesis e as sub personalidades de Roberto Assagioli, com a psicologia transpessoal de Stanislav Grof.

 

A abordagem Ararêtama aplicada ao trabalho educacional com crianças

Um trabalho experimental com as crianças aplicado por Lenka Siwkova começou na República Checa, onde dentro de um currículo escolar há a matéria chamada Floresta, através do qual as crianças pequenas se tornam familiarizadas com as virtudes da Mata Atlântica. Veja abaixo uma imagem deste trabalho.

Se desejar ser um representante Ararêtama, obter mais informações sobre workshops, cursos intensivos ou extensivos de formação, vivência na Mata Atlântica em Ubatuba e Cunha ou para conhecer mais sobre a Ararêtama, entre em contato: araretama@gmail.com

Este site foi desenvolvido por Prático Digital 2020 :.: praticodigital@gmail.com