Sandra Epstein - Educadora

Educadora em Essência e Ação
Desde cedo na vida fiquei interessado na educação além formas convencionais: Eu sempre fui apaixonado por aprender e estudar, e eu pude ver que os indivíduos estavam sendo ensinados de maneiras que eram desprovidas de vivacidade, trazida por perspectivas criativas e sistêmicas.
Formação universitária em Educação Artística
Quando entrei Universidade para obter meu diploma em Artes, escolhi me especializar em Educação Artística, e meu foco era explorar o processo criativo, tornando-o a fonte a partir da qual um indivíduo saudável pode sentir-se nutrido na vida. Em minha opinião, deve-se ter a oportunidade de explorar diferentes expressões, praticando diferentes linguagens da percepção humana, como por exemplo: atuar, produzir de filmes, escultura, pintura e fotografia, como interfaces para uma percepção multi-facetada de vida.
A minha intenção: contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável
Realmente não queria me tornar uma artista, o que eu queria era procurar dentro desse universo rico de formas, através das quais eu poderia contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável, aquela em que a escolaridade pode ensinar as pessoas a viver em comunidade, proporcionando-lhes o apoio para interagir e viver bem com os outros, de forma que se propague, para o mundo em geral.
Estudos adicionais em Antroposofia, Cura Vibracional e Física Quântica / Biologia
Eu procurei para complementar a minha formação com a Antroposofia e florais vibracionais, estudos de terapia da essência, aprendendo com diversos professores e pesquisadores internacionais. Este estudo me levou à criação do meu próprio sistema de Mata Atlântica de essências, e promoveu minha investigação para o reino da física quântica e da biologia. De modo especial, a pesquisa e pensamento de Rupert Sheldrake, Antonio Damasio e Fritjop Capra, bem como encontros realizada pelo Dalai Lama com neurocientistas e monges, teve um impacto importante na minha abordagem e pensamento.
Juntando tudo: a criação da empresa e Sistema Ararêtama
Foi em meio a este caminho de pesquisa, segurando o paradoxo entre a minha paixão pela educação e minha insatisfação com os métodos educacionais atuais que, no início dos anos 90, eu comecei a minha empresa Rainforest Essências - agora chamado Ararêtama essências naturais.
Através do meu trabalho de 21 anos, fui capaz de reunir meus principais interesses no que compreende o Sistema Ararêtama:
-
Contactando a inteligência biológica da floresta, fui capaz de produzir essências que ajudam a melhorar os seres humanos
-
Desenvolvi uma linha de cosméticos, usando essências vibracionais, cor e óleos essenciais, que integra a inteligência do corpo físico com a inteligência mental e emocional.
-
Criei um método terapêutico de auto-desenvolvimento - O Programa de Fitness Emocional e Ararêtama Mandala - sempre voltado para uma reflexão ativa em três planos: o autodesenvolvimento, melhoria nos relacionamentos, e contribuição para uma sociedade mais saudável.
-
Desenvolvi uma série de cursos divididos em três categorias:
-
Aprendendo com as plantas da Mata Atlântica pesquisadas e suas qualidades terapêuticas
-
Compreensão do comportamento fisiologia e como pode ser transformada
-
Rever temas antropológicos e perspectiva ancestral e integrá-las em nosso mundo contemporâneo
O Programa de aptidão emocional Ararêtama e Ararêtama Mandala oferece uma série estruturada de práticas educacionais para indivíduos dispostos a desenvolver a sua dimensão emocional, seguindo programas de aptidão emocional. A abordagem da Mandala Ararêtama reúne a herança dramatúrgica de xamanismo ancestral, psycosynthesis e as sub personalidades de Roberto Assagioli, com a psicologia transpessoal de Stanislav Grof.
A abordagem Ararêtama aplicada ao trabalho educacional com crianças
Um trabalho experimental com as crianças aplicado por Lenka Siwkova começou na República Checa, onde dentro de um currículo escolar há a matéria chamada Floresta, através do qual as crianças pequenas se tornam familiarizadas com as virtudes da Mata Atlântica. Veja abaixo uma imagem deste trabalho.
