top of page
  • Foto do escritorRedação Ararêtama

SISTEMA ARARÊTAMA - MODELO TERAPÊUTICO PARA USO DE ESSÊNCIAS FLORAIS DA MATA ATLÂNTICA

O Ecossistema da Mata Atlântica, uma das maiores biodiversidades do planeta, é representado dentro do Sistema Ararêtama pelas essências florais, que tem como finalidade o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal do indivíduo, através da expansão de consciência.

Sandra Epstein (arte educadora) conectando-se à inteligência biológica da floresta criou, na década de 90, um Sistema Floral composto de 38 essências matrizes a partir de árvores e cipós vigorosos, líquenes e bromélias, capturando suas qualidades dentro de seu ambiente original.

Atendendo as necessidades e desafios do tempo presente, contribuindo com uma sociedade mais saudável e apoiando a evolução para um salto quântico planetário, criou o Programa Fitness Emocional - método terapêutico em que as essências florais são distribuídas dentro de uma mandala, com objetivo do indivíduo se recriar, exercitando a neuroplasticidade e resiliência, chave do processo evolutivo.

A partir das Essências Matrizes, desenvolveu as Essências Compostas e Programas Educacionais (Fisiologia do Comportamento e Sábias), baseados no modelo de inteligência social com base na ecologia da Mata Atlântica.

Na minha experiência com os sistemas florais fui levada naturalmente a perceber o grandioso valor do Sistema Ararêtama, que traz um método que facilita ao terapeuta iniciante aplicar as vivências das essências, distribuídas dentro das mandalas.

Tenho realizado um trabalho de atendimento, cursos e workshops, apresentando esse método aos terapeutas, que percebem o valor do sistema em sua própria vivência pessoal.

Percebí a oportunidade de oferecer aos interessados (leigos e terapeutas) um espaço de vivência (workshops), aprendizado (cursos) e formação de terapeutas (programa) pautado nos princípios do Sistema Ararêtama, distribuídos, conforme a seguir :

 

Leia também os outros posts da Redação Ararêtama

bottom of page