top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Pedrozo

TRABALHO VOLUNTÁRIO COM A TERAPIA FLORAL NA REGIÃO DE MARIANA, MG, COM AS VÍTIMAS DA BARRAGEM - 3

Atualizado: 13 de jun. de 2022

Em maio, além do grupo que reunimos sempre que vamos à Barra Longa, também conseguimos participar de uma reunião de moradores de Paracatu de Baixo, em Mariana.

Mais uma conquista, com a ajuda de uma pessoa da comunidade. Ter acesso a esses moradores sempre foi uma dificuldade desde o inicio do nosso trabalho com a terapia floral em Mariana, mas, ultimamente, isso tem ocorrido com mais facilidade como resultado de alguns fatores, tais como: constância da nossa presença e contato com as pessoas na região; eficácia do uso da Fórmula Emergencial Esperança e divulgação do trabalho pelas pessoas

da comunidade.

E assim vai. Participantes do MAB (Movimento de Apoio aos Atingidos por Barragens), tiveram conhecimento do que estamos fazendo através dos moradores de Barra Longa, em especial a Ilma, que tem participado do nosso trabalho e se deixou contaminar por ele a ponto de ter se interessado tanto pelos florais, que começou o curso de formação dos Florais de Bach da Healingherbs, ministrado terapeuta floral e minha companheira nesse trabalho, Daniella Oliveira.

Pediram para nos reunir com eles para conhecer o que estamos fazendo. Ficaram bem entusiasmados com a nossa intenção e os efeitos do florais, e agora querem unir nossas forças nos ajudando a divulgar o nosso trabalho, a aumentar o acesso aos moradores e a expandir a ajuda com os florais para outros locais da região que ainda não pudemos ter acesso por falta de tempo e de verba.

O MAB é um movimento popular nacional, reivindicatório e político, que existe desde a década de 70, com o objetivo de ajudar os atingidos pela construção de barragens a se conscientizar e lutar pelos seus direitos. Tem acompanhado a situação das mais de 2 mil pessoas atingidas pelo rompimento da barragem do Fundão desde novembro de 2016. De fundamental importância para que essas pessoas consigam o mínimo lhes cabe por direito.

Quem quiser, pode conhecer um pouco mais desse movimento e o que fazem em Mariana

Gostaria de, mais uma vez, falar sobre a participação de Sandra Epstein e da Fórmula Emergencial Esperança. Quando divulguei pela primeira vez que queria ajudar os atingidos

pela barragem em Mariana, com as essências florais, Sandra chegou junto de imediato e

abarcou essa causa com o coração. Preparou a fórmula especialmente para esse trabalho

tenho certeza que com toda compaixão e sinergia que isso requer.

Sinergia é a palavra que mais define o que nos uniu e direcionou a todo momento. Foi o

que ajudou, e ainda ajuda, a abrir os caminhos nessa jornada. É o que permeia todo

movimento, encontro e momento com as pessoas. É o que atrai tudo que precisamos para

essa realização.

Quanto a Fórmula Emergencial Esperança, sempre que surge alguma dúvida quanto ao que estou fazendo, deixo que ela me guie, que ela faça o trabalho por mim, e é isso que acontece. Os resultados que ela nos traz são mágicos. Não temo em dizer isso.

Quem trabalha com algum tipo de terapia ou cura sabe que, em geral, para obtermos resultados

positivos dependemos de um processo que leva um certo tempo para que as respostas ocorram. Essa fórmula tem me dado a alegria de ver que as pessoas começam a melhorar em poucos dias, apenas com seu uso, pouquíssimas tem acesso a outro tipo de apoio psicológico. Cada simples relato delas, tem sido o meu incentivo: “Estou dormindo que é uma beleza!”, “Estava ansiosa, nervosa por causa do que aconteceu, tinha dor de barriga.


Melhorei totalmente”, “Antes de tomar os florais estava muito desligada. Fui bem na prova

de matemática”, “Tinha tremedeira, muito pesadelo e ansiedade, muito medo. Melhorei

bastante”.

Toda a nossa gratidão ao coração de Sandra!! Sua disponibilidade fez e faz total diferença

nesse trabalho!

Também quero agradecer a minha grande companheira nessa jornada, Daniella Oliveira,

que também tem se entregado a esse trabalho de coração, com entusiasmo e perseverança.

Desde o início conto com o seu grande e necessário apoio.


Gratidão, Dany!!!

Abraços,

Ana Lúcia Pedrozo


 

Sobre Ana Lúcia Pedrozo


Terapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta Floral

Psicóloga formada pela UERJ

Mestre em psicologia pela UFRJ, com o tema Tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno do Estresse Pós-traumático.

Formação Florais de Bach Healingherbs

Especialização em Terapia Floral HESFA\UFRJ




 
bottom of page