top of page
  • Foto do escritorHeloisa Gomes

CONTANDO “CAUSOS” FAZENDO HISTÓRIA

Atualizado: 20 de jan. de 2022

Na edição de março, compartilhei com vocês a experiência de iniciar como facilitadora/integrante o ciclo da Mandala Ararêtama.




Descrevi minha expectativa e o sentimento de mudança interior, identificando a “ancestralidade do saber feminino”, através da força do conjunto, da intimidade, do propósito, do sentimento de pertencimento, da irmandade e da união.

Neste momento, desejo partilhar a sistemática desse trabalho e dar vozes às mulheres maravilhosas que integraram este grupo.

O perfil do grupo pode ser descrito por cinco mulheres na faixa etária de 30 a 60 anos. Solteiras, casadas e separadas. Todas profissionais nas mais diversas áreas.

A expectativa inicial de todas era participar de um processo de autoconhecimento e de aprendizado das essências vibracionais, compreendendo sua origem, seus benefícios e o seu uso na vida pessoal e profissional de cada uma.

O processo educativo utilizado foi criado pela idealizadora e produtora do Sistema Ararêtama Sandra Epstein. Tem como proposta o Fitness Emocional que trabalha a consciência em diversos “ciclos” de nossas vidas através da Mandala Ararêtama, com movimentos corporais, afirmações, essências florias e a meditação.

A Mandala Ararêtama é composta por 8 níveis que compreendem 8 dimensões da vida. Isto significou 9 encontros, um por mês, cumprindo os oito níveis e um último para realizarmos as considerações finais do processo como um todo.

Outra questão muito importante foi a dedicação de todas em realizar esta programação de forma “ativa”, isso é, usando cada essência e “sentindo e vivenciando” seus benefícios em seus cotidianos.

Como terapeuta, foi incrível acompanhar a transformação dessas mulheres. Atitudes refletidas em mudanças de hábitos, de comportamento, de percepção, de sentimentos e emoções, tanto pessoais como com relação às pessoas que fazem parte das suas vidas.

Porém, o que mais me emocionou neste processo, foi a entrega de cada uma, a confiança entre nós, a amizade que se formou, a cumplicidade. Confirmando minhas expectativas e sentimentos de que mulheres unidas podem mudar os “seus mundos” e se cada mudança reflete no todo, imaginem do que somos capazes!

Para concluir este processo, cada uma construiu sua Mandala Pessoal descobrindo-se através das essências como: Moara, Caju, Tauá , Jumping Child e Ybá.


“Meus agradecimentos a Heloisa pelo convite a participar das sessões de terapia floral com o Sistema Ararêtama. Foram alguns meses de encontros com pessoas super agradáveis, estudando cada um dos florais, em busca do nosso autoconhecimento. Passei por um processo de profunda transformação, que me ajudou muito na minha evolução e crescimento pessoal”


“ Tive uma experiência muito interessante ao participar desse grupo da Mandala Ararêtama. Ao tomar as essências, vivenciei um período de autoconhecimento, uma vez que consegui me perceber melhor, identificando-me ou não com cada uma e, por fim, observar o efeito delas sobre mim. Percebendo o efeito delas em mim. Foi, na realidade, um período de profunda reflexão. Outro fato importante, foi a oportunidade e o privilégio de conviver com esse grupo tão acolhedor onde fiz amigos para a vida! Obrigado Helô por ter me incluído neste grupo, confirmando a máxima de que nesta vida nada é por acaso! Tudo acontece no momento certo!

“Fazer a Mandala Ararêtama foi um desafio, pois me fez ser mais atenta, ter mais conhecimento, mesmo das minhas atitudes. Toda vez que paramos e ao menos tentamos, nos autoanalisar, melhoramos em algo que não estava bom, que na correria do dia a dia deixamos passar. Assim, a Mandala foi, para mim, uma experiência muito proveitosa, porque, nos encontros, ao ouvir uma de nós contando alguma dificuldade passada, eu analisava aquilo como se fosse comigo, e assim, refletia sobre minhas atitudes. Além disso, rimos e jogamos conversa fora, o que sempre traz energias boas!

“Foi uma experiência enriquecedora participar da Mandala Ararêtama. Tive a oportunidade de vivenciar através dos florais da Mata Atlântica, a troca de experiências do grupo e com a coordenação da Heloisa, algumas mudanças internas que fizeram grande diferença em minha vida. Todo meu respeito e gratidão por todo conhecimento adquirido, as trocas de experiências, que me possibilitaram conhecer uma nova ferramenta a ser utilizada para o conhecimento humano. Simplesmente incrível!!”

“ Esta Mandala fez muito bem para mim, porque eu aprendi a me conhecer melhor e saber como e quanto eu posso me relacionar com as pessoas e com os demais, amigos, pessoas do trabalho. Pessoas que eu tenho que conviver e também como me relacionar com a Natureza. Trouxe uma satisfação muito grande fazer parte deste grupo. Eu me sinto muito bem me conhecendo melhor e sabendo o que devo trabalhar para minha evolução. Ficou mais claro o caminho a ser seguido. Sou muito grata a Heloisa, da forma com que ela conduziu a gente chegar neste entendimento, nesta compreensão. Eu sou muito grata ao Universo por estar no meio dessas pessoas que fizeram parte dessa Mandala comigo. Eu simplesmente amei e por mim, não terminava nunca nossos encontros, eu estaria até agora fazendo o processo de evolução com todas elas! ”

Agenda de Cursos Para o Primeiro Semestre de 2019

Grupo Terapêutico Presencial – Kit dos Chacras do Sistema Ararêtama.

Início: 21/02/19

Formação em Terapia Floral com Certificação: Sistemas Ararêtama e Pacífico

Início:26/02/19

Local: Clínica Médica KIHARMONIA

Travessa Portugal,07- Santo André/SP

Informações: heloisagomes.terapias@gmail.com / WhatsApp (11) 99319-37-38


Abraços,

Heloisa Gomes

 

Sobre Heloisa Gomes


Comunicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação pela PUC/SP com Especialização em Formação de Professores, Terapeuta Floral e Facilitadora das Essências do Pacifico/ Canadá.


Formação de Florais: Sistema do Pacífico, do Alaska, Bach, Califórnia e Ararêtama.



 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page