Voltar

SANDRA EPSTEIN

Foto_Sandra Epstein.jpg

Formada em Arte-Educação pela Faap SP e Puc RJ, Sandra iniciou sua pesquisa sobre os benefícios da energia vibracional da Mata Atlântica na região de Ubatuba em 1990, onde desenvolveu o Sistema de Essências Florais e Vibracionais da Mata Atlântica chamado ARARÊTAMA, trabalho realizado em uma das maiores biodiversidades do planeta.

 

Ararêtama é uma palavra tupi-guarani, que significa “lugar de onde se origina a luz”.

 

“Como pilar do sistema está a estrutura dessa floresta: sua riqueza natural, a forma como vive, sobrevive e expande suas espécies faz com que a Mata Atlântica expresse uma mensagem biológica para toda humanidade. Por meio de sua biodiversidade e respeito pelas diferenças botânicas, constrói um tapete de vida, onde uma planta enaltece a outra, sem competição destrutiva. Árvores ancestrais, bromélias, orquídeas, cogumelos e cipós são ricas interfaces para o desenvolvimento saudável do ser humano.”

Ligada ao Biomimicry Institute (O Instituto americano Biomimética capacita as pessoas a criarem soluções inspirados na natureza para um planeta saudável), Sandra participa de um grupo de terapeutas e pesquisadores de diversos países do mundo que desenvolvem saberes, dinâmicas e estudos multidisciplinares, onde a natureza é vista como uma ferramenta sagrada de aprendizado para a evolução do ser humano.

 

Sandra criou o Sistema Terapêutico denominado FITNESS EMOCIONAL, que abrange exercícios do comportamento e das emoções como uma academia de ginástica para o emocional!

O Fitness Emocional trabalha a neuroplasticidade cerebral integrando os 3 centros vitais do ser humano; o instintivo, o sentimental e o intelectual, reequilibrando e alinhando estes circuitos vibracionais básicos de modo que permita a novas percepções, experiências e uma total aproximação da essência original de cada ser.

 

Os Workshops apresentados por Sandra Epstein estabelecem uma ponte entre o momento especial que vivemos no planeta com o conhecimento antropológico que o ser humano produziu por séculos. O ponto-chave a ser trabalhado, nestes tempos acelerados de comunicação e desenvolvimento tecnológico, é a responsabilidade histórica e social que nossa geração atual possui na manutenção deste conhecimento vivo no planeta para as gerações futuras, possibilitando a criação de uma nova cultura planetária.

 

Com escritório na cidade de Praga, na República Tcheca, Sandra ministra os cursos Ararêtama apresentando e aplicando este ecossistema por vários países europeus, trabalhando também com empreendedores no Reino Unido e Europa, por meio de programas especiais criados para liderança no século 21, como o renomado Global Institute for Extraordinary Women - www.gifew.org e a empresa Atairu: www.atairu.com.

Para saber mais: www.sandraepstein.com 

Educadora

Educadora em Essência e Ação
Desde cedo,  fiquei interessada na educação além formas convencionais: Eu sempre fui apaixonada por aprender e estudar, e eu pude ver que os indivíduos estavam sendo ensinados de maneiras que eram desprovidas de vivacidade, trazida por perspectivas criativas e sistêmicas.

A minha intenção: contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável.

Realmente não queria me tornar uma artista, o que eu queria era procurar dentro desse universo rico de formas, através das quais eu poderia contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável, aquela em que a escolaridade pode ensinar as pessoas a viver em comunidade, proporcionando-lhes o apoio para interagir e viver bem com os outros, de forma que se propague, para o mundo em geral.

 

Formação universitária em Educação Artística
Quando entrei Universidade para obter meu diploma em Artes, escolhi me especializar em Educação Artística, e meu foco era explorar o processo criativo, tornando-o a fonte a partir da qual um indivíduo saudável pode sentir-se nutrido na vida. Em minha opinião, deve-se ter a oportunidade de explorar diferentes expressões, praticando diferentes linguagens da percepção humana, como por exemplo: atuar, produzir de filmes, escultura, pintura e fotografia, como interfaces para uma percepção multi-facetada de vida.

  

Estudos adicionais em Antroposofia, Cura Vibracional e Física Quântica / Biologia

Eu procurei para complementar a minha formação com a Antroposofia e florais vibracionais, estudos de terapia da essência, aprendendo com diversos professores e pesquisadores internacionais. Este estudo me levou à criação do meu próprio sistema de Mata Atlântica de essências, e promoveu minha investigação para o reino da física quântica e da biologia. De modo especial, a pesquisa e pensamento de Rupert Sheldrake, Antonio Damasio e Fritjop Capra, bem como encontros realizada pelo Dalai Lama com neurocientistas e monges, teve um impacto importante na minha abordagem e pensamento.

Pesquisadora

Pesquisa para uma nova abordagem: de cura, educacional e de treinamento

Entrando em um caminho não convencional para aqueles tempos, em 1989, comecei meu trabalho de investigação no Brasil.

 

Seguindo o chamado da Mata Atlântica, entrei em um longo processo de observação. Com o tempo, fui capaz de perceber e entender a sabedoria ecológica da Mata Atlântica, que se reflete nas formas micro e macro, que se entrelaça em suas numerosas espécies em uma trama única de biodiversidade riquíssima.

Estudo da Mata levou à criação de um Sistema Educacional Original e de Cura
Criei um sistema de Essências preparadas no coração da Mata Atlântica brasileira. Essas essências são portadoras de virtudes exemplares de adaptação e cooperação magistralmente incorporadas pela Mata Atlântica.

Através destas Essências e Programas Educacionais, modelos de inteligência social com base nesta ecologia da Mata Atlântica,  são oferecidos em todo o mundo, atendendo grandes necessidades e desafios do nosso tempo presente, apoiando a nossa evolução para um salto quântico planetário.


Ararêtama Essências Florais e ambiente vivo Essências do Coração da Mata Atlântica
Ao preparar essências de árvores e cipós vigorosos, de líquenes e bromélias, trabalho sem cortar plantas, sempre capturando suas qualidades dentro de seu ambiente original da interligação completa para a terra.

Pesquisadora.png
Fotografia by Sandra Epstein-1.png

Fotógrafa

Fotografias da Mata Atlântica Harmonizadoras de Ambientes - A natureza inspirando e despertando nossas melhores Virtudes

 

Através da mídia fotográfica, meu olhar de Aquarela de artista, que percebe a vida através da interação de camadas de luz e cor, leva a mergulhar no "universo interior" da Natureza. Muito me é revelado através das lentes, a câmera serve como uma interface para acessar uma perspectiva oráculo único.

 

Estas imagens macro da natureza estão sendo usados ​​para trazer harmonia e energia para trabalhar e espaços de convivência, emanando qualidades que vêm das profundezas e a delicadeza da Mata Atlântica.

 

Sendo uma fotógrafa e artista de aquarela, refinei a minha percepção como uma treinadora, consultor e facilitador de cura!

 

A maneira que eu olho para as pessoas, percebo as camadas muitas nuances e facetas de quem são, confirma-me que, da mesma forma como as muitas camadas de luz e cor definem uma imagem, as muitas dimensões de um indivíduo tornam-se a fisiologia do seu comportamento: realmente somos seres de várias camadas!

 

Entre em contato conosco para conhecer o catálogo.

Fotografia by Sandra Epstein-2.png

Artista

Como a pintura da aquarela tem ampliado a minha Percepção


Meu olho artístico é o de um artista da aquarela que percebe a vida através da interação de camadas de luz e cor. Ao pintar, árvores, rios, riachos e cachoeiras, que são o meu tema principal, a Natureza é vista em uma dimensão coreográfica.

 

Minha experiência como artista da aquarela tem influenciado meu trabalho como treinadora e consultora.
Da mesma forma como as muitas camadas de luz e cor acabam configurando uma imagem, as muitas dimensões de um indivíduo tornar-se a fisiologia do seu comportamento: a minha experiência me mostrou que realmente somos seres de várias camadas!

A maneira que eu olho para as pessoas, percebo as camadas e muitas nuances e facetas do que elas são, como uma artista da aquarela, influenciou minha percepção como uma treinadora, consultora e facilitadora de cura.

 

Ao visualizar as imagens, você verá um número de amostras de minhas atividades artísticas, onde a percepção de múltiplas camadas é expressa através da cor e transparência. Eu também expandi essa percepção através da arte da macro-fotografia, onde muito é revelado, é como se eu entrasse no "universo interior" da natureza.

 

A sabedoria da Mata Atlântica também oferece-se através de meios de comunicação visual!