O Programa Wise Woman é uma ferramenta que a pesquisadora Sandra Epstein do Sistema Educacional Ararêtama criou, para auxiliar o indivíduo em seu processo de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal. Tendo como exemplo o modelo da Mata Atlântica, onde o comportamento biológico social das plantas traz unidade, integração e comunhão. A humanidade precisa transformar o espaço de julgamento, separação e egoísmo em Evolução Consciente.

Formado a partir de Essências Compostas, o Programa trabalhou a integração dos atributos feminino e masculino que habitam em nós, homens e mulheres, capazes de nos transformar em pessoas mais maduras, criativas e, certamente, mais felizes. Baseado em três vivências: Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar da Comunidade, o Programa Wise Woman ajudou a refinar a nossa capacidade de auto-gestão através do refinamento em nossas relações interpessoais e possibilidades de criar projetos sociais que tragam ao planeta uma abordagem evolutiva que respeite os recursos naturais.

 

 

 

O Curso Sábias, tem por propósito trazer conhecimentos que permitam ao indivíduo integrar a sabedoria do “Feminino” ao novo ciclo planetário, mostrando a influência desta grande energia na família e na comunidade.

Demanda reflexões de autoanálise e experiências incríveis. Logo no início da vivência, a sensação é de que a Mata Atlântica começa a fluir dentro de nosso Ser e então começamos a lembrar de quem realmente somos: “Luz em potencial”.

A cada inspiração e expiração sentimos nosso Ser pulsando com o Universo, recriando a alegria esquecida, devido as mais diversas circunstâncias da vida desde a mais tenra idade, em nossa “Jornada da Alma, cuja missão primeira é a “autocondução”. Para isso, a alma precisa permitir que o corpo transcenda sua natureza animal, refinando-o e revelando sua Divindade e sua bondade inata. Dessa forma, a alma deve criar possibilidades para que o corpo possa ansiar escapar dos limites da existência material e conectar-se com o Universo num perfeito encaixe, corpo físico e espiritual se completam, num sagrado Processo Evolutivo-Ascencional.

A alma então é uma "bússola espiritual", que orienta o corpo em sua jornada através do mundo material, tentando educá-lo para apreciar e perseguir a espiritualidade.

 

Selma Barreto Diniz, Terapeuta Floral Educadora, participante desta vivência, explica que “o Curso Sábias vem selar e fortalecer as energias feminina e masculina que habitam todo ser humano. Desse casamento cósmico e sagrado surge um ser integral, consciente de si mesmo, de suas responsabilidades, seus limites consigo e com o próximo, integrado e responsável pela ecologia local e planetária”

 

A vivência foi feita em seis encontros mensais, organizamos atividades juntamente com o uso das Essências Florais do Kit Sábias para que pudessem auxiliar no Processo de autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal do grupo.

O encontro foi dividido em três partes. A primeira parte, com objetivo de apresentar um tema que auxiliasse o grupo a entender a importância da nossa autocondução para o Processo de Crescimento Pessoal.

A segunda parte, que denominamos “Compartilhando Experiências”, teve por objetivo a troca de experiência, momento em que os participantes do grupo compartilhavam a sua percepção quanto aos pensamentos e emoções relacionadas ao uso da Essência Composta do Kit Sábias naquele mês.

Na terceira e última parte do encontro, realizamos uma Dinâmica de Grupo com uma Essência Composta específica, com objetivo de aumentar a percepção de conteúdos relevantes acerca da vivência.

 

O autoconhecimento pode ser considerado um remédio para a nossa Alma, pois quando mergulhamos em nosso mundo interno observamos que mais que nossos pontos fracos, os pontos fortes são potencialidades latentes que precisam ser desenvolvidas, e é nesse sentido que a Essência Floral trabalha. Cada essência tem a virtude oposta ao nosso ponto fraco, auxiliando em nosso Desenvolvimento Pessoal. A Terapeuta Sandra Mattos relata a possibilidade de resgate da virtude oposta através da ressonância do pensamento com a virtude, quando diz: “à noite quando estou ansiosa, penso na minha conexão com as plantas, raízes, florais...”

 

A Terapeuta Floral Educadora, Anna Quintanilha em seu relato sobre a vivência das Essências Compostas relacionadas ao “Cuidado de Si” disse: “O Cuidando de si me trouxe a percepção de como preciso desenvolver o hábito de cuidar de mim, em todos os setores da minha vida, ao longo de todo o meu dia, nas escolhas das atividades que executo, das responsabilidades que assumo com os outros sem antes pensar no impacto que isso terá na minha vida”.

O fato de ocupar-se e de preocupar-se consigo deveria ser uma das mais importantes tarefas, porque cria a capacidade de um indivíduo se manter independente em relação ao mundo exterior. Cuidar da própria alma é ocupar-se de si, o que pode estar intrinsecamente ligado a um serviço de alma que comporta a possibilidade de um jogo de trocas com o outro e de um sistema de obrigações recíprocas que sugere a verdadeira prática social.

 

A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado de si está relacionado à auto-gestão, trabalha a nossa capacidade de observar e conduzir as dicotomias geradas pelos três diferentes centros: cuidando de si, cuidando do outro e cuidando da comunidade, que podem funcionar separadamente ou em sinergia, a Vivência da Mandala Sábias ajudará a refinar a nossa capacidade de auto-gestão.

 

A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado com o outro, é um outro aspecto importante de ser observado na Vivência Sábias/Programa Wise Woman. Os direitos dos demais são tão importantes quanto os nossos próprios direitos, e por isso é preciso tentar ser assertivo e determinar em quais momentos devemos negar e em quais momentos devemos aceitar o pedido dos outros. Se trata de defender nossos direitos, sem a intenção de ferir, mas de ser assertivo durante a relação com o outro. A assertividade se refere à capacidade de ter confiança em si para poder dizer não, impedindo assim as manipulações e chantagens emocionais dos outros. Nesse sentido, a Terapeuta Floral Claudia Soares Coelho disse: “procuro estabelecer limites e digo não quando a situação pode me ser prejudicial, física, mental ou emocionalmente”. A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado com o outro, está relacionado ao trabalho de refinar nossas relações interpessoais e melhorar a qualidade das mesmas.

 

Os grupos sociais habitam um mundo em constante transformação. A mudança social evolutiva acontecerá a partir das transformações das condições de vida dos grupos humanos, de sua estrutura e de seu sistema de valores. Este processo de mudança social-comunitária ocorre na esfera de um indivíduo isolado, ultrapassa a esfera de um único Indivíduo e transborda em um processo coletivo, estabelecendo assim a mudança social evolutiva a partir da consciência comum para uma consciência coletiva altruísta. A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado com a comunidade, dentro da Vivência Sábias/Programa Wise Woman, é voltada para esse processo.

 

A Vivência das Essências do Kit Cuidando da Comunidade, desperta a nossa capacidade de desenvolver projetos que tragam ao planeta uma abordagem evolutiva que respeite os recursos naturais. Trabalhando com programas de auto-gestão dentro de corporações e empresas. Elaborando e realizando trabalhos sociais. O trabalho comunitário é aquele que busca a solução dos seus problemas em comum, bem como, a busca de melhoria da qualidade de vida da população envolvida.

 

O Mix permite que vivenciemos em conjunto, as essências do cuidando de si, cuidando do outro e cuidando da comunidade. O uso das essências dessa forma, permite refinar aspectos que tiveram pouca observação quando usadas em separado. Esta vivência marca a continuidade do percurso pessoal, agora implicados com estas novas experiências, devido mudança no mundo mental-emocional e interpessoal de cada um.

 

A Vivência das Essências através de um Mix possibilitou ao grupo o desenvolvimento da assertividade através da Renovação. A Essência renovação vem brindar nosso processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da Vivência Sábias. Conforme disse a Terapeuta Floral Claudia Soares Coelho: “Uma vez que aprendemos a discriminar pensamentos e sentimentos é hora de renovar. Os sentimentos arcaicos devem ceder espaço a novos sentimentos e o "coração" deve estar aberto a novas emoções, agora em um padrão mais elevado”.

 

Com a participação assídua de seis Terapeutas Florais, concluímos em outubro/16 a Vivência das Essências Compostas Sábias, através do Programa Wise Woman. Realizamos o último encontro “Compartilhando Experiências”, atividade em que os terapeutas participantes compartilham sua vivência com os Compostos Florais do Kit Sábias, no Horto Florestal do Fonseca. Neste encontro tivemos a oportunidade de realizar nossa troca terapêutica, num contexto de pleno contato com a natureza, sensibilizados com a energia do ambiente.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

December 21, 2018

December 19, 2018

December 19, 2018

September 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Se desejar ser um representante Ararêtama, obter mais informações sobre workshops, cursos intensivos ou extensivos de formação, vivência na Mata Atlântica em Ubatuba e Cunha ou para conhecer mais sobre a Ararêtama, entre em contato: araretama@gmail.com

Este site foi desenvolvido por Prático Digital 2020 :.: praticodigital@gmail.com